quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MEMORANDO


Olá, pessoal! Faz tempo que não escrevo... Sim, realmente faz muito tempo. Eu não morri, se é o que alguns pensam. Estou aqui, pois vez por outra bate saudade dos velhos tempos. Tempos de muita aventura. Tempos que não voltam. Mas novos tempos sempre são bem vindos! Só quero dizer algumas novidades, e falar uma boa: Estou casando dia 11 de Janeiro! Por isso, meu afastamento. Muita coisa pra resolver, etc... Mas resolvi criar essa postagem para desabafar algumas coisas, algumas das quais eu gostaria muito que alguém soubesse...



Em primeiro lugar, quero dizer que estou ENCERRANDO este blog. Acho que ele, do jeito que tá, está muito aquém do que poderia ser. Estarei na verdade refazendo ele em outro lugar. Sairá um pouco do tema "FHverso", uma vez que não mais estou jogando o velho RPG. Vou transportar a saga A Batalha de Karnek-3 para o novo blog, que terá como finalidade postar algumas das minhas criações em off, como quadrinhos e etc. Espero que gostem, estou pensando mesmo em divulgar algumas coisas minhas, e o que aprendi mechendo nos vários blogsdo FHverso me ajudaram a ter uma noção de como fazer...

Quando se coloca a cabeça no lugar, você pode ver melhor as coisas, de um outro angulo que talvez não tenha visto. E depois de erros e acertos, você aprende como as coisas funcionam. Ser um jogador do FHverso X e, posteriormente e ainda que temporarimente, como moderador, pude me divertir bastante, mesmo com os problemas que surgiram. O final, bem desagradável para todos, findou uma série de problemas que vinham se acumulando desde o início do jogo. Mas aqui vai uma coisa que aprendi: A culpa NÃO foi da moderação em sí, nem dos jogadores. O problema foi que, pelo menos na época, os dois lados tinham reclamações um do outro, mas ninguém entendia o que devia fazer. Hoje eu sei, embora tardiamente. Acho que sei... Vou ser mais claro.

Muito se falava dos "moderadores maus", que só sabiam ferrar com os jogadores. Os insensíveis moderadores só queriam saber de promover seus personagens! Os moderadores não ligavam para os jogadores! Quantas reclamações nesse sentido... Mas todas eram infundadas. O problema maior foram as diferenças de personalidade. Vamos falar de Salto/Redentor. O cara tinha uma personalidade forte, e muitas vezes falava na lata o que pensava. Alguns não iam com a cara dele, e confesso que quando cheguei eu não queria mesmo me meter com ele pra não ter problemas. Mas o mesmo era um dos mais criativos moderadores que já conheci, e um dos mais preocupados com o bom andamento do jogo. Não fosse por ele, jamais teríamos algumas das coisas mais legais do jogo, como o vilão Transgressor, a fomentação da população contra os heróis, teorias da conspiração, o desenvolvimento do Panteão... Outro que merece uma defesa é o Caveira. Esse tem uma mente bem aguçada para histórias, e criou muitos conceitos legais para o jogo. Ao mesmo tempo, percebi que se sentia um pouco atrás dos outros moderas, pelo visto por causa de sua vida pessoal, e tentava recuperar o tempo perdido. Características que vão contra o popular conceito de que ele era "soberbo".

São só dois dos mais polêmicos, que eu gostaria de citar. Mas falemos dos jogadores, então. ALGUNS não sabiam bem como jogar. Para mim, qualquer coisa que jogassem na minha história era um desafio para interpretação. Mesmo nos maus tempos: quando perdi a pedra do movimento, minha espada de energia, fiquei temporariamente com uma larva de inseto mutante no torax, etc. Cada fato ruim, mesmo quando eu pensava "caramba, me ferrei agora!", foi um motivo para que meu personagem crescesse! Alguns jogadores não viam isso na época. E quando algo de ruim acontecia com seus respectivos personagens, achava-se que era perseguição, que os moderadores eram maus e fizeram tudo de propósito pra ferrar com a vida de alguém. Gosto de me lembrar do Folha e do Canário. Os dois também não tinham muito destaque quando iniciaram, afinal estavam recentes numa aventura que já tinha talvez um ano de jogo! Mas aos poucos, com paciência, foram ganhando seu espaço dentro do jogo.

Por mais que todo jogador goste de ter um mestre (ou moderador) que se preocupe com seu personagem, cuide dele e faça-o crescer, temos que entender que existe algo que chamamos de "mal necessário". Para um jogo poder fluir, precisamos de algumas coisas: Boas idéias, organização e disciplina. E para que haja as três coisas, PRECISA TER aquele chato, que pune quem não segue as regras. Ele será o eterno odiado por isso, mas sem ele não há jogo! Mas só ele não é suficiente. Precisamos também daquele cara que mima um pouco os jogadores, o eterno bom moço. Precisamos ter um grupo, cada um com sua especialidade. Alguém que bata, mas alguém que permeia a paz. Aquele que sempre surge com uma ideia legal, outro que sabe organizar a bagunça das histórias, etc. E os jogadores PRECISAM ENTENDER ISSO! Eu aprendi isso depois. Eu achava que não era preciso ser Tirano para fazer o jogo andar. Bolei o meu depois que o FHverso terminou, depois de um tempo pus ele em prática. Mas o mesmo não rendeu aquilo que eu esperava. Tinhamos bons personagens, eu tinha a história amarrada... Mas a frequencia de postagens azedou tudo. Eu sabia o que precisava fazer, mas não tinha coragem: Cobrar. Ser Chato. Punir. O jogo naufragou mais rápido que o Titanic.

As vezes me recordo do meu tempo de jogo e tenho boas recordações. Ter aceitado oportunidades me fez virar quase que um mentor do "Bando", minha época de moderação me fez criar umas histórias bem legais como a do Sansão, o epílogo do Bando, e uma saga que eu não cheguei a terminar. Ela iria por alguns heróis na clandestinidade, e depois o responsavel por isso seria preso e os heróis inocentados. Teria implicações no Ironia, que sairia um pouco da motivação "vingança" para se tornar um justiceiro, Inquisidor iria voltar a ser caçado pelos vampiros, mas teria mais aliados. E Vigilante... Eu daria a ele um novo vilão, que seria seu irmão, e ampliaria a história dele para algo mais pessoal. Queria ter terminado essa saga...

Mas isso é bom! Bons jogos trazem boas recordações! E por isso, sou muito grato de ter participado disso. Sei que há um novo jogo ai, e me parece legal. Mas agora não tenho mais tanto tempo para aventuras. Vou sr chefe de família, e a correria talvez não me permita branir a espada de energia uma vez mais. Mas torço muito pelo novo jogo, e que ele se torne tão significativo para todos como o antigo jogo foi pra mim. Expandiu meus horizontes, me fez aprender muita coisa, e o mais importante: FOI DIVERTIDO PRA CARAMBA! Para todos os meus amigos do FHverso, só tenho a dizer... MUITO OBRIGADO!


5 comentários:

Anônimo disse...

Arco/Salto, o maior filhodaputa que já conheci!

Anônimo disse...

enquanto você fica com as lembranças de algo que achou que era bom, eles ficam com as gargalhadas por você postar algo assim. Ficar citando gente que não merece o mínimo de respeito e deixar de falar de pessoas boas e que fizeram por merecer só engrandece a tamanha filhadaputice desses caras.

Parabéns pelo casório que virá!!

Carlos HB disse...

Pois é, valeu^^

Como eu disse, essas atitudes são um mal necessário. Pra ter diversão, você precisa saber lidar com isso. Mesmo aqueles moderadores que realmente são sacanas, se você souber lidar com isso terá uma chave na mão para a diversão...

E quanto aos caras que vc citou, que mereciam ser mencionados, deixa que pra eles eu tenho algo reservado^^

Salto disse...

Apesar de alguns moderadores possuírem certa desavença pessoal com você, o que não era o meu caso, sempre achei você um dos melhores jogadores do FH. Não era porque você tinha a melhor escrita (não tinha, mas também não era ruim), não era porque você tinha as ideias mais criativas (as vezes até soltava umas tosqueiras), era porque você sabia lidar com as situações que lhe eram impostas. Se não me engano, eu fui o primeiro a te "arrancar" algo, a pedra que deu origem ao Transgressor. Depois disso, te arrancaram a espada (achei exagerado e fui contra), onde você também soube lidar com isso. Ambas as situações fizeram seu personagem crescer e ganhar espaço no jogo. Sempre que eu podia, dava mais uma brecha para ele se desenvolver.

Não ligo nenhum pouco para a opinião alheia sobre mim, mas ao mesmo tempo foi bom saber que algum mérito as pessoas em geral achava que eu tinha.

Boa sorte com o casamento aí, Fófis.

Estelar - FHverso disse...

Cara, lendo esse post, e certos comentários superficiais sobre o FHverso que eu li aqui ( nos próprios comentários), eu acho o seguinte: O Salto/Redentor/Indutor/Capacitor/Resistor (e qualquer outro componente eletrônico à gosto de vocês) sempre foi um ótimo moderador, sempre contribuindo ativamente com o jogo, tinha uma criatividade muito alta e sempre ajudava, como podia, os jogadores a evoluírem dentro do jogo. E eu acho essas críticas de que "fulano é um escroto, beltrano é um fdp", muito desrespeitosas.
Muitas das vezes os moderadores hegam em casa cansados do trabalho/escola/faculdade/afins... sendo que, quando entram no fórum/orkut, sempre vêem alguém os cobrando, como se eles não fizessem mais nada da vida e ficassem o dia inteiro na frente do computador, como se fosse um tremendo vagabundo. Existiam moderadores ruins? Sim, e eu me incluo nessa. Como também existiam jogadores em um nível muito abaixo dos outros, tanto na escrita como na criatividade.
Enfim, eu só to querendo dizer é que crucifixar um cara que foi extremamente fiel e dedicado ao jogo como foi o Salto, é uma tremenda sacanagem.

Dillian/Defensor, parabéns pelo casório. Apesar de eu não ir muito com o seu jeito sempre apaziguador, eu sempre reconheço que você foi muito dedicado ao jogo, sempre postando (e com qualidade), sempre participativo e tudo mais. Parabéns pelo post, abraços.